terça-feira, 22 de outubro de 2019

Guerra Fria (1945-1991)


 Guerra Fria
A Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico aproximado, que inicia logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e finaliza com a extinção da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas; 1991), de rivalidades estratégicas e conflitos indiretos entre os EUA e a URSS, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
Causas
A URSS tentava introduzir o seu projeto em outras regiões. O projeto soviético era baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), “igualdade” social e democracia limitada. Enquanto os EUA, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, razoável liberdade de expressão e propriedade privada.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial o contraste entre o capitalismo liberal e o modelo soviético era predominante entre a política, ideologia e sistemas militares. Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar outros países, os EUA não combateram a URSS (e vice-versa) com armamentos, pois os dois países tinham em posse grande quantidade de armamento nuclear,  e um conflito armado direto provavelmente significaria o fim da vida em nosso planeta.  Porém ambos acabaram alimentando batalhas em outros locais como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã
Com o objetivo de reforçar o capitalismo, o presidente dos EUA, Harry Truman, lança o Plano Marshal, que era um oferecimento de empréstimos com juros baixos e investimentos para que os países arrasados na Segunda Guerra Mundial pudessem se recuperar economicamente. A partir desta estratégia a URSS criou, em 1949, o Comecon, que era uma espécie de contestação ao Plano Marshall que que favorecia os seus aliados.
A Alemanha foi dividida em duas: República Federalista da Alemanha (RFA), Alemanha Ocidental, sob preponderância dos EUA; e República Democrática da Alemanha (RDA), Alemanha Oriental, sob influência da URSS. Tendo a antiga capital Berlim, apesar de estar na parte oriental da Alemanha, também ser dividida em duas. Os orientais construíram barreiras para evitar que itens essências chegassem a Berlim Ocidental (sobre controle da RFA), entretanto as potências ocidentais enviaram estes itens por avião. Os orientais abrem mão do bloqueio a Berlim Ocidental, entretanto, para controlar o trafego entre a RDA e Berlim Ocidental é construído o Muro de Berlim, entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental.
Em 1949, os EUA juntamente com seus aliados criam a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha como objetivo manter alianças militares para que estes pudessem se proteger em casos de ataque. Em contrapartida, a URSS assina com seus aliados o Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental.
Entre os aliados da OTAN destacam-se: Estados Unidos, Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha. E os aliados do Pacto de Varsóvia destacam-se: União Soviética, Polônia, Cuba, Alemanha Oriental, China, Coréia do Norte, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia.
 Origem do nome
É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.
Envolvimentos Indiretos
Guerra da Coréia : Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.
Guerra do Vietnã : Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista. 
 Fim da Guerra Fria
A escassez de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas.
No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.

Quadro de correspondentes na Guerra Fria

URSS
EUA
Bloco Militar
Pacto de Varsóvia
OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)
Bloco Economico
COMECON (Conselho de Assistência Econômica Mútua)
Plano Marshal
Serviço de Inteligência
KGB (Comité de Segurança do Estado)
CIA (Agência Central de Inteligência)
Agência Espacial
Roscosmos (Coperação Estatal de Atividades Espaciais)
NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço)
Cinema
Mosfilm (ainda hoje existe)
Estúdios de Hollywood


1- O que foi a Guerra Fria?
2- Qual a relação entre a 2ª Guerra Mundial e a Guerra Fria?
3- O que foi o plano Marshal e o Comecon?
4- Comente sobre a OTAN e o Pacto de Varsóvia, Citando países signatários de cada um:
5- Fale sobre a Guerra da Coréia:
6- Explique a Guerra do Vietnã:
7- Comente o final da Guerra Fria:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Iluminismo para os 8ºs anos

Leituras sugeridas: Iluminismo Mais Iluminismo Despotismo Esclarecido Trabalho de História Entrega dia: A combinar após término da s...